Receita empadão goiano

Receita de família por mais de 180 anos, feito na forma de barro




O empadão goiano é hoje uma receita nacional mas que nasceu na cidade de Vila Boa, hoje, Cidade de Goiás. Não sei exatamente como surgiu mas imagino, por ter ingredientes tão variados possa ter sido uma receita criada pelos escravos. Lembro de minha infância quando ia visitar minhas tias-avós, quituteiras de mãos cheias, do cheirinho de massa assando no forno. Faziam enormes tabuleiros com empadas dos mais variados tamanhos, feitas nas formas de barro. Hoje já é uma receita nacional, mas sem duvidas, o empadão goaiano é o mais saboroso e a melhor receita de empada. 






Massa

1 kg de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de margarina
6 colheres (sopa) de óleo
2 ovos
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
Água o quanto baste para dar ponto de abrir a massa (vá pingando água)


Molho


2 latas de extrato de tomate
4 tomates bem maduros picados
3 cebolas picadas
1 caldo de galinha
1 colher de pimenta do reino
Sal a gosto, 1 pitada de açucar



Recheio


300 g de lombo ou pernil de porco em pedaços
300g de coxão mole
2 lingüiças cozidas cortadas em pedaços
150 g de guariroba ou palmito
150 g de queijo meia-cura
300 g de peito de frango em pedaços
4 pães adormecidos
pimenta de cheiro, pimenta do reino
6 Ovos cozidos
50 g de azeitona
1 gema
Leite (suficiente para pincelar a massa)
1 pitada de sal


  • Massa

Amasse todos os engredientes juntos até formar uma massa homogênea. Deixe a massa descansar em uma bacia por cerca de 2 horas. Depois abra a massa com um cilindro.
 Unte as formas com óleo e forre as forminhas com a massa (mais ou menos 1/2 centímetro), reserve massa para cobrir.


  • Molho

1 Doure a cebola no óleo depois jogue os tomates, deixando-o fritar também. Jogue depois o molho de galinha, o sal e o açucar (uma pitada). O molho deverá ficar espesso, para isso se quiser, dissolva um pouco (mais ou menos uma colher de sopa) de farinha de trigo na água e junte aoo molho mexendo sempre para não empelotar. Adicione então a pimenta do reino e a pimenta de cheiro. Prove se está bom de sal.


  • Recheio

Você deverá primeiro preparar todas as carnes, uma a uma e resevar. Pode fazer de véspera.

Coloque o recheio nas formas já revestidas com a massa, vá colocando todos os engredientes para que não falte  nenhum, coloque bastante molho (não se esqueça que a massa irá assar e o molho irá reduzir)  e cubra. Pincele a massa com a mistura de gema + leite. Leve para assar em forno quente.

2 comentários:

  1. Nossa!! Parece uma delícia! Vou fazer... Mas tenho uma dúvida... eu tenho cumbucas de barro para fazer empadões individuais. Sabe me dizer se eu tenho que fazer algum processo antes de colocar a massa nessas forminhas pois elas nunca foram usadas. Fico agradecida com a resposta! Abraços
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Parece uma delícia! Vou fazer... Mas tenho uma dúvida... eu tenho cumbucas de barro para fazer empadões individuais. Sabe me dizer se eu tenho que fazer algum processo antes de colocar a massa nessas forminhas pois elas nunca foram usadas. Fico agradecida com a resposta! Abraços
    Vânia

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


Festa, Sabor & Decoração | Todos os direitos reservados 2013 ©
Por Elke di Barros | Conheça o blog Templates e Acessórios