Menu

Massa e cobertura básica para quiche


Quiche é uma torta de origem francesa muito saborosa, prática e fácil de fazer. No entanto tem alguns segredinhos que fazem toda a diferença. Os três primeiros segredinhos são: após a massa pronta e aberta já em forma própria (sim, ela é tão chique que tem uma forma especial para ela)  a quiche deve ser toda furada no fundo para evitar bolhas e também deverá permanecer na geladeira por meia hora  antes de ir ao forno (isso fará que sua massa amanteigada não diminua nas laterais da forma)

Outro segredinho é que a manteiga que você usará para fazer a massa deve ser sem sal e deve estar gelada.
Outros segredinhos: use forma de fundo removível, isso impedirá que sua quiche quebre.
Asse em fogo pré aquecido  em forno brando a 180º

Sabendo de tudo isso, agora passemos finalmente a receita.

Se quiser faça a massa no processador, sem problemas.

Ingredientes da massa
300g de farinha de trigo
1/2 colher de café de fermento em pó
1 pitada de sal
180g de manteiga gelada cortada em pedaços grandes
1 gema
1 ovo inteiro

Modo de fazer a massa
Coloque no processador a farinha, o fermento, o sal e a manteiga e bata até virar uma farofa grossa. Junte o ovo e a gema e bata até que vire uma grande bola dentro do processador. (Se estiver muito seco o clima onde você estiver fazendo a quiche, vá pingando GOTAS de água gelada até a massa se unir e virar uma grande bola dentro do processador.
Retire do processador e abra a massa na forma de quiche, sem untar. Fure toda a massa com a ponta de um garfo e leve à geladeira por 30 minutos.

Há agora outro segredinho que vai depender do recheio que será usado na sua quiche. Se o recheio que você for usar for um recheio mais molhado, que contenha molhos, é conveniente que pré asse sua quiche por pelo menos 25 minutos antes de colocar o recheio.
Se o seu recheio for mais seco, não é necessário que asse a quiche previamente, neste caso você irá assar junto com o recheio por 40 minutos.

Cobertura básica para a quiche

A quiche apesar de ser uma tortinha aberta, possui uma cobertura básica feita a base de ovos e creme de leite fresco.  Claro que você poderá usar o creme de leite industrializado também desde que seja de uma boa marca (por favor, não faça economia) e sem o soro.

Ingredientes da cobertura
3 ovos inteiros
300ml de creme de lata sem soro
1 pitada de sal
1 pitada de noz-moscada ralada
pimenta branca (ou do reino)
parmesão para salpicar

Modo de fazer a cobertura
Bata os ovos com o fouet, acrescente o sal, a pimenta, a noz-moscada, a pimenta e o queijo, depois acrescente o creme de leite sem soro ou creme de leite fresco. Bata como uma omelete até que fique bem homogêneo. Depois que montar a quiche com o recheio de sua preferência, jogue esta receita por cima.

4 comentários:

  1. olá

    qual o tamanhoa da forma?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Boa Tarde!
    Passei por aqui e adorei o Blog, muitas receitas maravilhosas, bem classificadas, detalhadas e muito fáceis.
    Parabéns pelo seu trabalho, com certeza feito com muito carinho e dedicação.
    Saudações e abraços,

    Marcos Mendes Pontevedra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras. Sem dúvida é um trabalho que me da muito prazer. Gosto de decoração, de culinária e de ensinar. Abraços.

      Excluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Author

authorElke di Barros, designer, florista. Pendor para a criatividade.
Learn More →



Labels