Menu

 
 Não sei as empadas que se come por aí (mentira sei sim e são uma cilada) mas o empadão goiano é uma iguaria sem compaçao. Receita rústica, brejeira, receita de fazenda e das melhores fornadas. Reza a lenda que é comida nascida nas senzalas para onde se ia o que os senhores não queriam, não sei se é verdade mas também não duvido que seja mais um desses sincretismo entre a cozinha portuguesa e seus pasteis de Belém mais a brasilidade Criativa que tudo se aproveita e transforma. Não darei a receita do recheio pois ela é óbvia basta que:
Se tempere com sal, allho e pimenta as carnes e que se faça separado uma a uma sendo elas

  • Línguiça de porco
  • Coxão mole em cubos
  • Filé de peito de frango (sem a pele, pelo amor)
  • Lombo de porco em cubos
No mais vai pão amanhecido,  queijo minas curado, ovos cozidos, azeitona, palmito tudo envolto em bastante molho de tomate. Faça aquela panelada para se misturar os ingredientes todos pois o molho apimentadinho feito com tomates maduros, cebola cortadinha e sal a gosto vão ser o ponto alto do empadão goiano. A massa se faz assim, é era assim que minha avó fazia e ensinou-me.

Ingredientes
1kg de farinha de trigo
1 copo americano de óleo faltando 1 dedo pra encher
3 ovos
17 colheres de sopa de água para ir colocando aos poucos até dar o ponto
1 pitada de açúcar 
1 pitada de sal


Modo de fazer
Coloque a farinha sobre uma superfície lisa e faça uma cova no meio. Coloque os ovos, o óleo, o sal e o açúcar e misture bem até virar uma farofa. Vá então acrescentando a água aos
Poucos até que vire uma massa lisa e uniforme sem pregar nas mãos. Sove e deixe descansar por 20 minutos, coberta com um pano. Abra então a massa e forre a travessa de barro, se não tiver de barro, pode ser outro material mas a goiana legítima, se faz na de barro.
Coloque o recheio e cubra com a massa pincelando com gema. Leve ao forno aquecido por 15 minutos ou até que esteja dourada a massa. Sirva morna com arroz branco, que é como se come em Goiás. 









Se houver alguma imagem de sua autoria, escreva-me para dar os créditos e linkar no post sua página. templateseacessorios2@gmail.com
0

Author

authorElke di Barros, designer, florista. Pendor para a criatividade.
Learn More →



Labels