Menu

Risoto de camarão

Hoje vou dar uma dica para uma receita muito saborosa e que sempre faz sucesso em casa. Sabe aquele caldo de moqueca que sobra ? Pois bem, gurde-o congelado para fazer esta deliciosa receita. Pode ficar no freezer sem problemas por até um mês (é o máximo que deixo). Com ele você prepara esse delicioso risoto que vai lhe dar um "status" de chef, rs.
Com uma mesa bem arrumada, uma garrafa de vinho branco e umas velas, nêga, acredite, é sucesso garantido.

Para esta receita você precisará de:
1kg de camarão (pode usar qualquer um, mas lembre-se, quanto maior o camarão melhor o sabor e a apresentação)
1/2 kg de arroz arbóreo sem lavar
1/2 litro de vinho branco seco
100g de manteiga
3 colheres de chá de azeite
1 colher de azeite de dendê (se quiser)
1 cebola grande, ou 2 pequenas picadas tipo vinagrete
1/2 copo americano de leite de coco
cebolinha
coentro
8 dentes de alho
suco de 1 limão
pimenta do reino
sal a gosto
400g de queijo parnesão ralado (não estrague sua receita com parmesão sem qualidade, hein ?!)


Modo de fazer
A primeira coisa a fazer é descascar os camarões tempere o camarão com o limão, o alho, sal e pimenta do reino, reserve.
Junte as cascas do camarão ao caldo da moqueca e coloque tudo pra ferver em 1½  litro de água. Assim que ferver, coe (você só quer o caldo, despreze o resto) e reserve.
*Mas e se eu não tiver o caldo da moqueca ? Bem, então refogue a cebola em 1 colher de azeite +uma colher de dendê, junte o alho, pimentão, tomate. e depois as cascas de camarão. Quando estiver o tomate mole, junte o litro de água 

Em uma panela de preferência a maior e mais rasa que tiver, coloque a manteiga e azeite e o dendê. Coloque então a cebola e espere dourar. Coloque 4 dentes de alho amassado e jogue o arroz. Mexa para envolver o arroz na manteiga. Coloque então 1 copo de vinho e 1/2 litro do caldo, e vá mexendo...Vá mexendo do fundo para cima para não grudar no fundo da panela. Quando estiver quase seco, jogue o restante do vinho e do caldo e continue mexendo. Veja se o arroz ainda está duro, Coloque mais caldo e continue mexendo. Jogue enfim os camarões, o leite de coco, a cebolinha e o coentro. Experimente para ver se está bom de sal e se o arroz está macio. Os camarões devem ficar no máximo 5 minutos no fogo para não ficar borrachudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Author

authorElke di Barros, designer, florista. Pendor para a criatividade.
Learn More →



Labels