Menu

Filé ao molho de vinho


Aí mais uma receitinha da D. Matilde, que a Neide mui pacientemente ensinou-me, conforme é do agrado de toda aquela família, e agora, de mais outra, a dessa que vos escreve, rsrrs


Ingredientes
1 peça de filé inteiro bem limpo
600ml  de vinho tinto seco
1 colher de farinha de trigo
6 colheres de sopa de azeite
2 cebolas raladas
6 dentes de alho
sal e pimenta do reino a gosto
1 pedaço de barbante (para enrolar o filé)

Modo de fazer
Faça o tempero de alho com sal e passe em todo o filé e o amarre. Coloque também a pimenta do reino e deixe descansar po1/2 hora.
Jogue então sobre o filé o vinho e deixe marinar por 2 horas.
Coloque em uma panela o azeite e as cebolas até dourar. Coloque então o filé (sem o caldo que deverá ser guardado para se fazer o molho) e vá fritando, retirando o caldo que vier a aparecer na panela e reservando em uma vasilha para fazer o molho.
Vá virando o filé na panela, até que ele fique todo dourado por fora. Vá fazendo isso, passando ele sempre pela panela e sempre sepando o caldo (não coloque água).
Desligue então a panela, retire o filé (que deve estar totalmente passado) e retire o barbante.
Fatie o filé em medalhões de mais ou menos 1 dedo de espessura. Volte agora para a panela (a mesma panela) e frite-os fatiados virando dos dois lados. Reserve.

Agora verta para a panela todo o líquido no qual foi marinado o filé, coloque um tablete de caldo de picanha e em um copo de água dilua a farinha de trigo. Junte ao caldo e acenda o fogo. Deixe ferver por 5 minutos, mexendo sempre, até que fique incorpado. Prove o sal, se necessário, coloque um pouco mais de pimenta. Jogue por cima do filé e sirva com batatas assadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Author

authorElke di Barros, designer, florista. Pendor para a criatividade.
Learn More →



Labels