Torta a moda de Goiás Velho





Na cidade de Goiás, antiga Vila Boa, fazem um docinho de nome pastelinho, que é uma massa tipo de empada com doce de leite e canela, penso que deva ser uma releitura dos tradicionais pastéis de Belém. Uma DELÍCIA !

Pastelinho é um doce típico da cidade de Goiás. 





Me lembro quando menina, na casa de minhas tias avós, família tradicional da antiga cidade, serviam esses doces ao fim de festas, com tal parcimônia que cada mordidinha nesse doce era motivo para comemoração.

Como já não moro mais em Goiânia, minhas tias avós já se foram e ir a cidade de Goiás está difícil e não é algo que dê pra fazer sem um pouco de planejamento, resolvi, com receitinhas de minha avó, juntar algumas sobremesas em uma só e fazer essa torta que ficou excelente, devo registrar.
Comece assim, cozinhando o leite condensado, depois faça a massa e por último o creme branco.






Cobertura 2
2 latas de leite condensado
100ml de vinho branco
canela em pó

Modo de fazer
Coloque as 2 latas de leite condensado para cozinhar dentro de uma panela de pressão por 20 minutos. Depois retire da panela e coloque para esfriar em água fria. Só abra a lata depois de 40 minutos para evitar acidente.
Agora, coloque o leite em uma panela e coloque o vinho. Leve ao fogo brando mexendo sempre até ficar um creme homogêneo. Reserve.



Ingredientes massa
320gr de farinha de trigo
1 tablete de 200g de manteiga sem sal gelada
3 gemas
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar



Modo de fazer a massa
Coloque a farinha de trigo em um recipiente e a manteiga gelada picada em cubinhos. Misture os dois com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Junte então os ovos e misture bem. Acrescente o sal, o açúcar e o fermento. Forre então uma forma de fundo removível (não precisa untar) e leve a geladeira por 30 minutos. Depois leve direto ao forno pré-aquecido,  até a massa ficar douradinha. Retire e reserve.









Cobertura 1
2 latas de creme de leite (sem o soro)
2 vidros de cream cheese
1 envelope de gelatina incolor em pó

Modo de fazer
Siga as instruções do fabricante da gelatina. Coloque então a gelatina, o creme de leite e o cream cheese e bata no liquidificador. Despeje sobre a massa da torta e leve a geladeira por 2 horas. Quando já estiver duro, despeje o doce de leite e vinho e polvilhe canela em pó.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


Festa, Sabor & Decoração | Todos os direitos reservados 2013 ©
Por Elke di Barros | Conheça o blog Templates e Acessórios